Leia na Revista Sociologia em Rede:

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Artigo discute a "Tirania da Beleza"


O Artigo "A Tirania da Beleza", de Lourdes Ventura, traduzido por Nildo Viana, tematiza a questão do capital cosmético e como ele promove uma ditadura sobre a beleza e provoca diversas consequências nefastas para as mulheres. Para conferir o artigo, clique aqui.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Revista Posição, número um, disponível na rede livre de publicação!





Sumário

Editorial

Sobre a Revista Posição                                                                                Texto Completo
  2-3

Artigos

O Significado dos Rolezinhos                                                                     Texto Completo
Nildo Viana 4-8
Noções sobre o Rolezinho e uma Sociedade Estacionária                            Texto Completo
Janaína Vieira de Paula Jordão 9-11
Violência Cotidiana no Transporte Coletivo e Perspectiva de Lutas para 2014 Texto Completo
Gabriel Teles Viana 12-14
Nas Com-tradições                                                                                  Texto Completo
Edmilson Borges da Silva, Gilvane Caldera 15-17
O Significado Histórico do 02 de Outubro de 1968 no México                Texto Completo
Diego Pereira dos Anjos 18-23

Juventude(s( Contemporânea: A Escola e as Práticas Corporais               Texto Completo
Gabriel Carvalho Bungenstab 24-27

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Artigo discute a repressão preventiva na Argentina e a criminalização dos Movimentos Sociais


Lisandro Braga, historiador e sociólogo, analisar as lutas de classes na Argentina focalizando a questão da repressão preventiva dos jovens oriundos do lumpemproletariado. Segundo o autor, "O propósito desse artigo é discorrer sobre as múltiplas determinações que envolvem a tríplice lumpemproletarização-criminalidade-repressão policial na Argentina contemporânea, dando destaque aos diversos casos de execução sumária efetuada pela polícia sob a alegação de disparo acidental ou morte oriunda do enfrentamento. Esses episódios ficaram denominados na Argentina de gatillo fácil e fazem parte da cotidianidade dos bairros pobres desse país há mais de duas décadas. Para compreendermos essa tríplice em sua totalidade social é necessário recorrermos ao processo histórico de construção de uma nova realidade socioeconômica e cultural, tanto em escala mundial, quanto em escala local. Acreditamos que essa nova realidade é assinalada pela constituição do regime de acumulação integral, do Estado neoliberal que o acompanha e o torna regular e do neoimperialismo que busca universalizá-lo (VIANA, 2009)".

Trata-se de uma importante contribuição para a análise das lutas sociais na Argentina. Confira acessando o texto clicando aqui.

sábado, 1 de fevereiro de 2014

Artigo aborda a formação da esfera artística


O sociólogo Nildo Viana, autor do livro A Esfera Artística - Marx, Weber, Bourdieu e a Sociologia da Arte, aborda a formação histórica da esfera artística em artigo publicado na Revista Sociologia em Rede, número 03 (para acessar o artigo clique aqui). No texto, o autor mostra o conceito de arte e esfera artística, analisa sua emergência histórica, mostra sua discordância com Bourdieu a respeito do período em que ocorre o surgimento desta esfera. 

A Crítica da Hannah Arendt a Karl Marx - Uma Análise de Gilson Dantas


O sociólogo Gilson Dantas faz uma análise pormenorizada da crítica de Hannah Arendt a Karl Marx, eu seu artigo publicado na revista Sociologia em Rede. Ele discute o conceito de trabalho e outros problemas interpretativos da filósofa, demonstrando o quão problemático é sua posição diante do teórico alemão. Vale a penas conferir o texto, no qual o autor analisa as observações de Arendt, trabalha com biógrafos e com as obras de Marx e alguns comentaristas para demonstrar os equívocos de Hannah Arendt.

Capa da Revista

Capa da Revista
Sociologia em Rede, 02